Para fazer com que seu negócio saia do papel e se torne reconhecido no mercado existem passos que precisam ser detalhados cuidadosamente, e um deles é o planejamento de marketing digital.

Atualmente, todos estamos conectados nos meios digitais e seu negócio deve explorar todo o potencial que a rede oferece! No entanto, é preciso entender o que é o marketing digital e como criá-lo corretamente, para que suas estratégias tenham o sucesso esperado.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja a seguir! Tenha uma ótima leitura.

O que é o planejamento de marketing digital?

O planejamento de marketing digital — PMD — é o conjunto de ações direcionadas ao marketing da empresa que será executado exclusivamente na Internet. Ele é uma das etapas da construção e consolidação de uma estratégia, que visa alcançar os objetivos traçados pela empresa.

Ele engloba todo o tipo de divulgação da marca, do produto ou serviço ofertado pela empresa. Entenda o PMD como um direcionador de ações para que o empreendimento consiga entender quais são os passos necessários e segui-los, etapa a etapa.

As características do negócio e do próprio empreendedor definem a qualidade do material que será produzido no planejamento de marketing digital.

A divulgação no ambiente digital precisa considerar as particularidades do seu negócio, como uma loja direcionada a produtos de churrasco, por exemplo. Antes de montar o perfil nas redes, é necessário pensar em todos os detalhes e particularidades do negócio, antes de iniciar a criação.

Por isso, a primeira fase da estruturação do plano de marketing digital é a mais importante, a fase de pesquisa. Tudo sobre a área deve ser estudado para entender o público-alvo, mercado, os concorrentes, entre outros.

Como criar o seu planejamento de marketing digital?

Para que você desenvolva seu PMD, separamos os passos mais importantes para que sua empresa tenha um plano completo e detalhado sobre o seu negócio.

Pesquisa

Como falamos anteriormente, a fase de pesquisa é a parte mais importante da estratégia, pois é nela que o caminho da comunicação será definido.

Na fase de pesquisa é possível determinar seus objetivos de acordo com as oportunidades que estão aparecendo no mercado, através da definição de metas tangíveis e claras para que seja possível atingir os resultados.

Além disso, nessa fase também são considerados o cenário de atuação da empresa, em que se descobre como é o comportamento e relevância da concorrência perante o mercado, e como o seu negócio pode se posicionar para ganhar espaço.

Plano de ação

Terminada a fase de pesquisa, chegou o momento de criar o plano de ação. É a partir dele que será possível identificar quais são os canais abordados pela empresa.

É importante e necessário sempre considerar quais são os canais do seu negócio que serão fortalecidos. Apesar das mídias sociais serem virais, e terem grande parte do público, é preciso que os objetivos estejam claros e sejam alcançáveis.

Veja um exemplo:

A loja de produtos de churrasco YX determinou na fase de pesquisa as seguintes metas:

No plano de ação deve conter:

Dessa forma, você saberá o que deve ser feito para atingir as metas desenhadas na etapa anterior.

Mídias sociais

As mídias sociais são essenciais para sua estratégia de marketing digital e devem ser parte fundamental do seu PMD. Mas é necessário entender que cada uma delas possui linguagens diferentes.

O Instagram tem um público mais visual, por isso a maioria das publicações tem o foco em imagens e vídeos curtos. O Twitter precisa de mensagens objetivas e criativas, já que existe uma limitação de caracteres por publicação, apenas 140. Já o TikTok é direcionado para vídeos e danças.

Por isso, é importante que você entenda qual será a melhor rede social para que você foque sua estratégia de marketing digital.

Cronograma

Essa é a próxima etapa do PMD e, como todo planejamento, é necessária a determinação de prazos para serem executados. Assim é possível realizar o controle das atualizações, publicação de conteúdos, entre outros.

Você pode usar um planejador digital, planner ou até mesmo uma tabela no excel. Também pode utilizar softwares específicos para esse fim, como o Project (software Microsoft).

Monitoramento e análise

Com estratégias desenhadas e alinhadas, e com prazos previamente estabelecidos, chegou o momento de monitorar todas as ações, para garantir o cumprimento dos prazos e verificar o resultado de cada uma.

Você deve monitorar:

Existem outras informações que precisam entrar no monitoramento, mas essas são as mais importantes para que você verifique a efetividade de cada uma das ações. O monitoramento pode ser feito através do Google Analytics.

Exemplo de plano de marketing digital

Para criar o seu plano de marketing digital você pode utilizar uma ferramenta digital conhecida como Canva, ou utilizar um documento no Word. Veja as etapas da construção:

1.       Capa: Crie um design com o logo da empresa e uma arte simples;

2.       Resumo da empresa: Detalhe, de forma sucinta, as atividades exercidas pela empresa e quais são os produtos, serviços e principais ofertas;

3.       Palavra-chave: Indique todas as palavras-chave que serão utilizadas pela empresa, faça uma lista com 10 a 15 que sejam as principais;

4.       Personas: Registre quais serão suas personas, seus consumidores, a qual todo o seu material será direcionado;

5.       Acompanhamento mercadológico: Verifique os números relevantes de empresas concorrentes, como SEO, tráfego e visitantes;

6.       Registro de rotinas: Registre quais serão suas ações em cada uma das ferramentas, como: redes sociais, publicações em blogs, SEO, gestão de conteúdo, ferramentas especializadas, etc.;

7.       Funil de vendas: Faça o mapeamento de todas as etapas do seu funil de vendas e defina qual será o ciclo de vida do seu lead.

Em cada um dos pontos citados anteriormente, utilize o espaço de uma folha para que você mantenha seu plano claro e objetivo, mas com todas as informações necessárias.

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