Uma das estratégias mais conhecidas do marketing digital é o SEO, que te ajuda a ter um site bem posicionado nos mecanismos de busca. No entanto, uma estratégia de SEO possui vários passos e detalhes para dar certo. Por isso, é preciso entender bem desse assunto para alcançar seu objetivo.

E para ajudar você com isso, separamos esse artigo completo com tudo que você precisa saber sobre SEO! Continue acompanhando para saber mais.

O que é SEO?

SEO é um conjunto de estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores, ou seja, fazer com que ele apareça na primeira página dos mecanismos de busca quando alguém pesquisar por alguma palavra-chave relacionada. 

Sites bem posicionados possuem um alto alcance, aumentando a visibilidade da sua marca e consequentemente as suas vendas. Além disso, os sites que estão em primeira posição dos buscadores, como o Google, também aumentam a sua credibilidade, fazendo com que as pessoas tenham mais confiança em contratar os seus serviços ou comprar um produto. 

O Google possui alguns algorítimos para definir quais conteúdos ficarão nas primeiras posições de pesquisa, considerando que eles são mais relevantes para os usuários. Por isso, em uma estratégia de SEO é preciso utilizar uma série de passos para otimizar seu site e responder às dúvidas de quem está procurando por esse conteúdo.

Quando devo utilizar uma estratégia de SEO?

Se você deseja criar um blog, melhorar o posicionamento dele na internet e aumentar o alcance da sua página, a estratégia de SEO é indispensável. Uma vez que se você cria um site que não é otimizado para os buscadores, dificilmente você vai receber acessos e aumentar o seu tráfego orgânico.

No entanto, é importante destacar que uma boa estratégia de SEO é feita a longo prazo, por isso, se você deseja obter resultados mais rápidos, investir em tráfego pago é uma alternativa mais interessante. 

Qual a diferença de SEO on page para SEO off page?

As estratégias de SEO podem ser divididas em dois tópicos: SEO on page e SEO off page. 

Com o SEO on page você realiza ações dentro da sua própria página para otimizá-la. Por exemplo:

Já o SEO off page envolve criar estratégias fora da página do seu blog. A principal delas é o backlink, em que sites relevantes mencionam o seu blog/site no deles. Isso faz com que os robôs do Google, por exemplo, identifiquem que a sua produção de conteúdo também é relevante devido essa menção. Sendo assim, algumas estratégias de SEO off page são:

Quais são as principais estratégias de SEO?

Antes de definir quais estratégias de SEO utilizar, é preciso criar um planejamento para estabelecer qual é o seu objetivo e expectativa com a ferramenta, além de analisar o desenvolvimento atual do seu site. 

Pois dependendo de como ele está posicionado, será preciso definir estratégias diferentes. Feito isso, separamos a seguir algumas estratégias que você pode utilizar.

Produção de conteúdos otimizados em SEO

Quando uma pessoa realiza uma pesquisa no Google, ela encontra conteúdos em blogs que a auxiliam a achar respostas para sua questão. Por isso, a produção de conteúdos otimizados em SEO é a parte mais importante para você conseguir rankear o seu blog. 

A diferença da produção de um conteúdo otimizado em SEO para um conteúdo comum é que, quando escrevemos um material para blog, ele precisa ter algumas características definidas pelos buscadores.

Assim, no momento em que o algorítimo verificar o seu texto, ele será considerado bom o suficiente para ser listado como um dos melhores. 

No entanto, existem diferentes técnicas de otimização de artigos. A seguir, citaremos algumas:

Linkbulding

O Linkbulding é outra estratégia importante para você conseguir fazer com que o seu site esteja na primeira posição do Google. Ela consiste em fazer com que outros blogs do mesmo nicho que o seu, e com boa relevância, mencionem o seu site.

Para isso acontecer, será preciso que você procure por sites parceiros que realizem essa troca de serviços. Nesse caso, a estratégia mais comum é o Guest Post.

O Guest Post consiste em você escrever um artigo para um blog terceiro, mas adicionar um link nesse conteúdo que direcione o leitor para o seu site. A vantagem é que o blog terceiro ganha um conteúdo, que vai auxiliá-lo a se posicionar no Google, enquanto você obtém uma menção.

Para que você conseguir encontrar um site que trabalhe com o Guest Post, uma sugestão é digitar o nome do site no Google e acrescentar a frase “guest post”. Assim, ficará mais fácil de você encontrar outros sites que mencionam se fazem ou não essa parceria.

SEO Técnico 

Já o SEO técnico consiste em estratégias relacionadas a programação do site, que também impactam no seu posicionamento. Por exemplo, sites que demoram para carregar, tendem a não ficar na primeira posição do Google, visto que o usuário tende a não esperar o carregamento e assim fechá-lo, aumentando a sua taxa de rejeição.

Nesse caso, é preciso que você contrate um profissional especializado em criação de sites otimizados em SEO. Assim, ele fará todos os ajustes necessários para que o seu site esteja na primeira posição do ranking.

Chegamos ao final desse artigo e, se você gostou, aproveite para entrar em contato com a nossa equipe para saber mais sobre esse assunto!

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