Com novos tempos, novas estratégias para o desenvolvimento de negócios são criadas. Entre elas está o marketing digital que une os novos caminhos para a fidelização de clientes.

O marketing é uma estratégia antiga presente nos mais diversos nichos de empreendedorismo. Com o passar do tempo, novas estratégias foram sendo adotadas, tendo como principal objetivo chegar ao consumidor que muda seus hábitos conforme a cultura em que está inserido.

Nesse contexto, o marketing digital surge para alcançar o público que tem seus gostos e decisões baseados no meio virtual, mas que também considera diversos fatores e posicionamentos antes de se fidelizar às empresas.

Separamos esse artigo para te ajudar a entender o que é o marketing digital, como ele funciona e quais os principais mecanismos utilizados por essa estratégia. Boa leitura!

O que é o marketing digital?

O marketing digital serve para promover sua marca e seus produtos através dos meios digitais. Esse recurso ganha cada vez mais espaço devido à alta expansão do acesso à internet, principalmente em aparelhos como os smartphones e tablets. Além disso, o grande crescimento de negócios online também ajudou a alavancar a estratégia, que se torna cada vez mais comum no meio empresarial.

O uso de estratégias de marketing não é um recurso novo. Esses métodos são utilizados desde o surgimento do capitalismo, quando se fez necessário o uso de propagandas que induzissem a população a escolher um produto em detrimento do outro. De lá para cá muitas coisas mudaram, e a forma de utilizar o marketing também.

O uso de meios digitais como base para o marketing começou com o avanço da internet, desde os anos 1990 e, com mais força, a partir dos anos 2000. No Brasil, no entanto, algumas técnicas levaram mais tempo para alcançar seu auge. Agora podemos perceber uma grande movimentação de empresas e profissionais para utilizar os recursos disponíveis online e promover seus produtos e serviços.

Vale ainda ressaltar que com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de migração do comércio presencial para os meios online o marketing digital ganhou ainda mais espaço. Por isso, ele é atualmente o principal recurso utilizado para alcançar o público desejado e promover marcas e modos de vida.

Como funciona o marketing digital?

Uma vez que o meio de aplicação dos recursos da área é totalmente digital, o marketing digital se utiliza das plataformas virtuais disponíveis para alavancar os empreendimentos. São utilizadas redes sociais, sites de empresas, mecanismos de busca da internet, e-mail, blogs e diversos outros meios que permitam a divulgação de produtos e serviços.

Mas vale ressaltar que o marketing digital vai muito além da propaganda. Suas estratégias funcionam como uma forma da empresa ganhar autoridade sobre assuntos que se relacionam com seus produtos e serviços. Dessa maneira, a propaganda se insere de maneira subjetiva, sendo feita através de alguns processos que pretendem induzir o potencial cliente a identificar na marca aquilo que procura.

O marketing digital visa, em um primeiro momento, apresentar para os clientes alguns problemas ou necessidades que eles têm, ou possam ter. Identificado o problema, é oferecido conteúdo de qualidade mostrando as razões para satisfazer essa necessidade recém-descoberta e como é a melhor maneira de supri-la. 

Com o problema e a marca que pode solucioná-lo identificados, o cliente enxerga na empresa o caminho para satisfazer suas necessidades. Assim, adquire os produtos e serviços oferecidos pela empresa a partir dos conteúdos apresentados que agregam conhecimentos, e não apenas têm a função de induzir ao consumo.

Vale ressaltar que o marketing digital também ajuda a fidelizar clientes a partir da conexão de valores entre empresa e consumidores. Isso ocorre porque grande parte da população compra de marcas que tenham os mesmos valores e lutam por causas semelhantes às suas. Assim, os laços entre essas partes da negociação são fortalecidos.

Quais os principais mecanismos utilizados pelo marketing digital?

O marketing digital utiliza de diferentes mecanismos para empregar suas técnicas nos mais diferentes nichos do mercado. Entre os principais recursos estão o inbound marketing e o marketing de conteúdo.

Inbound marketing

Essa ferramenta consiste em, basicamente, atrair o público desejado até a marca. Assim é possível criar um canal de comunicação com o seu público e entender suas necessidades. 

Nesse recurso, o marketing consiste em conversar diretamente com o seu público através dos canais disponíveis, fazendo com que a marca se torne uma autoridade no nicho e seja cada vez mais buscada por novos potenciais clientes. Vale ressaltar que essa estratégia está diretamente ligada ao marketing de conteúdo, principalmente no que tange à criação de conteúdo de qualidade.

Marketing de conteúdo

Como o próprio nome sugere, o marketing de conteúdo busca oferecer informações de qualidade, que coloquem sua empresa como uma autoridade no assunto e entre os principais resultados dos mecanismos de busca online. Isso é observado quando a marca está bem colocada no ranqueamento das pesquisas e sempre é apresentada como a resposta certa para aos diversos questionamentos feitos na internet.

Dessa maneira, o marketing de conteúdo utiliza alguns recursos para a criação de suas apresentações, que precisam gerar confiança em seus clientes. São 3 os principais canais buscados para a criação desse marketing: blogs, redes sociais e sites institucionais. Todos eles podem estar atrelados e oferecendo os mesmos conteúdos por perspectivas e intensidades diferentes.

Dessa forma, é apresentado ao consumidor um conteúdo em que ele pode se amparar para agregar conhecimento e, posteriormente, utilizá-lo para escolher ou não um produto de determinada marca e, até mesmo, optar pela marca que lhe oferece as informações.

Agora que você sabe o que é o marketing digital e como aplicá-lo em seu empreendimento, é possível alavancar seus negócios utilizando o recurso correto para alcançar o público-alvo de maneira direta e sem altos custos.

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