Você tem um perfil no Instagram e deseja fazê-lo crescer? Então o marketing no Instagram é indispensável para você. O marketing digital é um conjunto de estratégias digitais para aumentar as suas vendas, alcance ou até engajamento. Com ele, você consegue obter melhores resultados no seu negócio e com maior agilidade. 

Portanto, se você deseja melhorar os resultados do seu perfil, esse conteúdo é para você. Separamos as melhores estratégias de marketing no Instagram para você começar a utilizar. Confira e boa leitura!

Mantenha a sua identidade visual

A identidade visual da sua marca também precisa estar presente no Instagram. Isso é importante, pois a identidade visual é a vitrine do seu perfil, então quando uma pessoa entra no seu perfil, ela precisa já identificar as cores e fontes da sua marca e achar o espaço agradável.

Perfis que possuem uma identidade visual agradável atraem mais pessoas do que os que não possui. Para fazer isso, uma sugestão é baixar aplicativos que permitem que você visualize como as imagens vão ficar após serem postadas. Assim você consegue verificar se os conteúdos vão combinar.

Crie um planejamento de conteúdo

O planejamento de conteúdo é indispensável para quem deseja crescer no Instagram. Isso acontece porque é através dele que você consegue planejar os conteúdos adequadamente de forma estratégica.

Em um planejamento você deve analisar o mercado, verificar o que a sua persona deseja consumir, analisar os últimos resultados, datas e melhores horários. Todas essas informações vão permitir que você defina um conteúdo que seja mais assertivo para trazer resultados.

Outro tópico importante para definir é a etapa de funil de vendas daquele conteúdo e o CTA (Call to Action). Com a etapa do funil estabelecida vai ficar mais claro qual estratégia você vai utilizar para alcançar o seu objetivo no perfil como, venda, aumento de engajamento ou alcance. 

Por isso, também tenha em mente qual o seu objetivo principal no momento em que decidir definir o planejamento.

Faça um benchmarking

O benchmarketing é uma estratégia que visa verificar o que o mercado está fazendo em relação a um determinado tema ou segmento. Com isso, você pode analisar quais estratégias estão funcionando melhor e quais não estão.

Para isso, sugerimos que você separe 5 perfis concorrentes para analisar. Verifique quais dos conteúdos desse perfil trouxeram maior engajamento e quais não funcionaram. Essas informações serão muito importantes para o planejamento de conteúdo conforme citado, afinal, isso ajudará também a te dar boas ideias de conteúdos.

Produza reels no seu perfil

As redes sociais estão em constante atualizações e nesse ano, a presença do reels é o que tem mais se destacado no Instagram. Agora, perfis que produzem reels conseguem se destacar e crescer mais fácil, por isso para você ter um melhor desempenho com o marketing no Instagram, o ideal é que você comece a produzir reels com frequência.

Existem diferentes ideias de reels que você pode fazer, e uma sugestão é verificar algumas ideias de segmentos diferentes e adaptar ao seu. Faça ao menos 2 reels por semana para obter um bom resultado.

Faça lives regularmente

As libes também têm se destacado no Instagram, inclusive, a própria plataforma remunera alguns perfis que fazem lives regularmente. Sendo assim, é interessante que você se planeje para fazer algumas lives ao longo do mês. Você pode começar realizando quinzenalmente e depois uma vez na semana.

Para fazer uma live de qualidade, sugerimos que você faça roteiros e esteja constantemente verificando o que a sua audiência quer. Assim, ficará mais fácil de você apresentá-la e conseguir executá-la com mais tranquilidade.

Utilize os recursos do story

Os stories possuem uma sequência de recursos que você pode utilizá-los para ficarem mais interativos. Algumas opções são:

Esses recursos oferecidos pelo Instagram, são excelentes opções para estimular a interação da audiência. Além disso, quando você os utiliza, o Instagram distribui o seu conteúdo para mais pessoas, assim aumentando o seu alcance. 

Portanto, para melhorar o engajamento do seu perfil e aumentar o seu alcance é preciso que você aproveite ao máximo os recursos disponíveis.

Analise as suas métricas regularmente

Quando você possui um Instagram profissional, o seu perfil passa a ter acesso a alguns recursos muito importantes para você desenvolvê-lo, principalmente as métricas. As métricas são informações sobre o desempenho do seu perfil em geral, incluindo publicações, alcance da página ou até mesmo as interações com os seus stories. 

Essas informações são essenciais para você continuar aumentando a performance do seu perfil. isso acontece porque com elas você consegue analisar qual conteúdo trouxe mais resultado e qual não trouxe. 

O mesmo vale para quando você realiza alguma campanha no seu perfil. Analisando as métricas, fica muito mais fácil saber se você obteve um bom resultado.

Sendo assim, para aplicar o marketing no Instagram é indispensável que você faça a análise de métricas regularmente. Sugerimos que você verifique semanalmente ou a cada quinzena, pois assim conseguirá obter resultados com maior precisão.

Interaja com os seus seguidores

Você já parou para pensar que o Instagram é uma rede social de interação? Por isso, interagir com os seus seguidores é indispensável para conseguir fazer o seu perfil crescer. Para fazer isso você deve responder às perguntas que receber no direct, responder todos os comentários e até se manter aberto para conversas com quem te acompanha.

Conhecer outros perfis e acompanhar os conteúdos dessas pessoas também é essencial, pois quando as pessoas percebem que você interage com elas, normalmente elas também se sentem mais abertas em conhecer o seu perfil também. 

Portanto, separe alguns minutos do seu dia para interagir com perfis que você gosta e com os seus seguidores.

Chegamos no final desse artigo e agora você já sabe como utilizar estratégias de marketing no Instagram. E se você gostou desse conteúdo aproveite para compartilhar nas suas redes sociais!

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