Nos últimos anos houve uma mudança no perfil de consumo em compras por parte do cliente. Grande parte dessa mudança ocorreu devido à pandemia, e com isso, o marketing de experiência do consumidor se tornou ainda mais importante.

Cada vez mais os clientes estão em busca de negócios que proporcionem uma experiência completa, e não apenas mais uma venda Por isso é necessário que as empresas tenham produtos criativos e inovadores, que atendam a uma demanda específica, ou necessidade latente.

Através do marketing direcionado para a experiência do consumidor, é possível ir além de anúncios e do próprio marketing digital. Esse é um novo conceito que coloca o cliente como prioridade. Quer saber mais sobre isso? Veja a seguir. Boa leitura!

O que é marketing de experiência do consumidor?

O conceito de marketing de experiência do consumidor é novo e visa atender à mudança no perfil de consumo dos clientes. Seu principal objetivo é a atração, o engajamento e envolvimento do público através das emoções, diversificando os estímulos para criar uma conexão com o consumidor.

Dessa forma, é possível aumentar o envolvimento entre a marca e o cliente, além de manter o nome da empresa no mercado positivamente. Com essa estratégia é possível promover a identificação de valores e interesses de quem compra, possibilitando a fidelização dos clientes.

É uma tática de negócios com excelentes resultados, já que a experiência do consumidor, com a marca e com os produtos/serviços, está sempre sendo aprimorada para promover uma sensação única e incomparável. 

E essa tática não é aplicável apenas quando a pessoa se torna cliente, no ato da compra, mas em toda a sua jornada, desde o acesso à marca até a comunicação, troca ou qualquer experiência no pós-venda.

Por que esse tipo de marketing é importante para um negócio?

O consumidor se tornou muito mais exigente, principalmente devido ao aumento de oportunidades de compra. São inúmeras lojas oferecendo produtos e serviços semelhantes. Isso proporcionou o aumento das possibilidades de compra e do poder de decisão de compra.

Por isso, para conseguir atrair a atenção do cliente, é necessário ser diferente da concorrência. Através do marketing de experiência do consumidor é possível alcançar essa diferenciação, por mais que o produto oferecido seja semelhante a um encontrado no mercado.

Seu negócio não oferecerá apenas mais um produto/serviço, e sim uma experiência personalizada. Para isso, o primeiro passo da jornada para o cliente é conhecer a sua marca, receber um atendimento diferenciado, ter uma experiência de compra inovadora, e se houver necessidade de troca, ter um bom atendimento, além de serviços especiais ao longo de todo o processo.

Existem marcas que se tornaram únicas e valiosas devido a essa jornada diferenciada, promovendo uma verdadeira experiência ao consumidor, e por isso elas são conhecidas atualmente. Em alguns casos, o produto é realmente diferente, mas em outros, é um produto comum, mas que envolve o marketing de experiência do consumidor.

Entenda alguns pontos que fazem a diferença para o seu negócio:

Principais cases de sucesso com o marketing de experiência do consumidor

Muitas empresas criaram uma conexão única com seus clientes, e eles carregam a bandeira da empresa por onde passam. Tudo isso motivado pela experiência promovida pela marca no momento em que o cliente demonstrou seu interesse pelo produto/serviço. Veja alguns exemplos a seguir!

Nubank

O Nubank se destaca por ser uma empresa preocupada com a experiência positiva dos seus clientes, e não se colocando na posição financeira de banco. Sua postura perante os clientes é de uma empresa em busca de novas soluções para aumentar o acesso às informações financeiras.

Além disso, é possível realizar transações que outros bancos não oferecem ou não esclarecem, como:

Essas são apenas algumas das experiências oferecidas aos clientes do Nubank. Além disso, o uso de uma cor diferenciada na logo (roxinho Nubank) criou uma identidade única, fazendo com que ela se mantivesse na cabeça de todos por mais tempo.

Netflix

A Netflix foi pioneira no seu segmento, o que já oferece um diferenciação para a marca, mas além disso, ela não parou nas inovações. Conta com séries exclusivas, feedbacks constantes e personalização de sugestões através do uso de IA – Inteligência Artificial.

Seus perfis nas redes sociais são inclusivos e trocam informações constantes com seus usuários, com respostas criativas e inovadoras. Ela realiza produções próprias de filmes e séries, tem séries exclusivas, além de considerar, verdadeiramente, a opinião do consumidor sobre suas produções, com novas temporadas quando aclamada.

Disney

Atualmente a Disney não é uma empresa ou uma marca, ela trabalha com a realização de sonhos, e essa é a melhor definição que uma marca pode ter. Seus filmes e livros fazem parte da história de várias gerações, os contos de fadas, por exemplo, se tornaram populares através da sua narrativa.

Seus parques oferecem uma experiência única, imersiva e, para muitas pessoas, é a realização de um sonho estar em um dos parques e hotéis do conglomerado do grupo Disney. Produções exclusivas, filmes épicos, histórias inspiradoras, produtos únicos são apenas algumas das características da experiência promovida pela Disney.

Como trabalhar o marketing de experiência do consumidor no seu negócio?

Através dos cases de sucesso que citamos anteriormente, é possível observar um ponto em comum entre as empresas que fazem parte de segmentos completamente diferentes: a experiência promovida aos seus clientes.

Por isso, veja algumas dicas para implantar o marketing de experiência do consumidor no seu negócio:

Dessa forma, você consegue fidelizar seus clientes, promovendo uma experiência diferenciada na sua empresa!

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