Para se destacar no meio digital é necessário definir uma boa estratégia de marketing digital e os Sites e Landing Pages são ótimas opções para se iniciar. Porém qual eu devo escolher? Quero vender mais ou quero que saibam sobre a minha empresa? Qual a diferença entre Site e Landing Page?
Se essas perguntas são frequentes na sua cabeça, então relaxe que a Panoram Digital vai contar para você quais as diferenças entre os Site Institucional e as Landing Page.
O que é Site Institucional?
O termo “site” ou “website” é derivado do inglês, onde Website é uma junção das palavras inglesas Web(rede) e Site (sítio, lugar). Os sites são um agrupamento de páginas, ou seja, uma página com várias abas nas quais podem ser acessadas através de um domínio, como por exemplo “panoramdigital.com.br”.
Diferentemente das Landing Pages, os sites possuem a função de informar, trazer um conteúdo de acordo com o nicho proposto pelo criador da página, ou seja, é um conteúdo mais institucional e não tão focado em vendas.
Os sites contam com subpáginas que são utilizadas para designar as pessoas para conteúdos específicos e que possuem o intuito de informá-las a respeito de algumas informações pertinentes ao usuário, como por exemplo: Página Principal do site, Página de Contato, Serviços, Blog e Portfólio.
Na atual era da tecnologia que estamos vivenciando é extremamente fundamental uma empresa possuir um site, pois traz a visibilidade que o negócio necessita além de aumentar seu alcance de público. Estar no meio online é interessante, mesmo que a empresa trabalhe somente de forma física.
O que é Landing Page?
O termo Landing Page vem do inglês e significa página de aterrissagem, ou seja, uma página onde o usuário cai especificamente naquele local para realizar uma determinada ação.
No Marketing digital as Landing Pages possuem um objetivo específico, capturar leads. A Landing Page é o primeiro local em que o público alvo é destinado, ou seja, é uma página voltada exclusivamente para despertar a curiosidade no consumidor e, consequentemente, sentir a necessidade de saber mais a respeito do serviço ou produto apresentado. Sendo assim as páginas buscam converter os visitantes através de chamadas apelativas e diversos botões de contato espalhados estrategicamente pelo site.
Para gerar essa conversão é muito comum o uso de formulários – sejam eles de venda, cadastro, newsletters, download, por exemplo – e o uso da ferramenta Whatsapp para gerar a identificação com o vendedor e no serviço durante e pós venda do serviço.
Qual se encaixa melhor no seu perfil, Site ou Landing Page?
Agora que vimos a definição de cada um, sabemos que são importantes para diversos tipos de segmentos. Porém, em caso de uma única escolha você saberia qual se encaixaria mais no seu caso?
Para fazer a escolha certa, primeiramente precisamos olhar para nossos principais objetivos de marketing e entender quais diferenciais são melhores explorados no site ou na landing page.
Se seus objetivos são apresentar sua empresa de forma completa gerar um melhor reconhecimento da marca e/ou passar segurança aos seus clientes, afirmamos que o site é a melhor opção, pois dentro dele é possível apresentar todos os tópicos que envolvem a vida da sua marca/empresa, sendo eles: História, produtos e soluções, missão, visão e valores, formas de contato (comercial e suporte), localizações, avaliações e outros demais tópicos opcionais.
Porém se o seu objetivo for alavancar um maior número de vendas, contatos e orçamentos de um tipo ou grupo de soluções, a landing page com certeza é a melhor opção para a sua empresa, pois esse modelo é perfeito para explanar os diferenciais que sua solução oferece ao público, levando assim o interesse do usuário a somente entrar em contato ou realizar uma compra direta.
Assim ficou fácil de entender a diferença entre os dois não é mesmo? Enquanto um dos tipos oferece uma melhor apresentação geral da empresa, o outro é especialista em gerar vendas, porém geralmente salientamos que as duas opções quando trabalhadas juntas, trazem um melhor resultado no fechamento e crescimento da marca, do que apenas uma das opções sendo utilizada.
Agora que você já sabe qual delas se adequa ao seu objetivo de empresa, que tal garantir a sua Landing Page ou Site ainda hoje? Aqui na Panoram Digital, somos especialistas em criação de estruturas virtuais que atendam o crescimento da marca e das vendas.
Clique Aqui para preencher um breve formulário! Nossa equipe entrará em contato o mais breve possível.