Investir em estratégias de marketing digital para pequenas empresas é essencial para se manter no mercado e aumentar as vendas. Isso é importante porque, a cada dia, as pessoas estão utilizando mais a internet para realizar as suas compras e principalmente durante a sua tomada de decisão. 

As estratégias de marketing hoje, felizmente, são mais acessíveis tanto para empresas de grande porte, quanto as menores. Dessa forma, independente do porte do seu negócio, é fundamental que você comece a investir o quanto antes para obter melhores resultados.

E para te ajudar com isso, nesse artigo vamos mostrar 5 estratégias de marketing digital para você começar a colocar em prática na sua empresa.

1. Invista em conteúdo nas Redes Sociais

O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias que tem como princípio produzir conteúdos de valor para atrair o potencial cliente. 

Diferente do marketing tradicional, com essa estratégia, a empresa não vai até o cliente, mas sim o mesmo busca pela empresa.

Isso acontece porque, quando um potencial cliente consome um conteúdo de valor, ele passa a enxergar a empresa que produziu como uma organização segura e que pode ajudá-lo na sua “dor” maior. 

Dessa forma, investir nos conteúdos nas redes sociais é uma excelente estratégia para começar a captar novos clientes.

Mas para isso, você deve começar analisando o mercado para verificar o que os seus concorrentes estão produzindo. 

Em seguida, procure entender o que o seu potencial cliente deseja aprender, assim você terá as informações necessárias para definir os temas dos conteúdos.

Feito isso, crie um planejamento de conteúdo e comece a produzi-los. E é claro, eventualmente faça a otimização dos mesmos, ou seja, encontrando sempre os melhores horários e os temas que funcionam melhor.

2. Faça email marketing 

Você já deixou o seu email em algum site para baixar um conteúdo gratuito ou já recebeu anúncios no seu email de marcas que visitou recentemente? Essa é uma estratégia de email marketing, bem comum entre grandes empresas, mas que pode ser utilizada também para negócios menores.

O objetivo dela é que você crie uma lista de contatos para assim poder enviar conteúdos tanto informativos quanto promocionais para o seu potencial cliente.

A vantagem do email marketing é que, diferente das redes sociais, não há nenhum algoritmo que limite a entrega dos emails. Dessa forma, você consegue atingir mais pessoas.

Para criar uma lista de emails, é preciso disponibilizar materiais gratuitos em troca de emails. Assim você consegue utilizar tanto a estratégia de marketing de conteúdo, quanto o email marketing em apenas uma ação.

3. Comece a investir em anúncios

O tráfego pago é uma excelente estratégia de marketing digital para pequenas empresas, porque permite que o seu negócio cresça rapidamente. Investindo em anúncios, você faz com que o seu conteúdo apareça para mais pessoas, assim obtendo um resultado mais interessante para o seu negócio.

Para isso, será preciso que você defina um valor disponível para investir nos anúncios sendo que, quanto maior a verba, mais resultados você conseguirá alcançar. 

Além disso, é preciso ter em mente qual o objetivo você deseja alcançar com os anúncios, como, por exemplo, vender um determinado produto, aumentar o seu alcance ou promover o reconhecimento da sua marca. 

Ter isso bem definido e estruturado é essencial no momento em que você cria o anúncio.

Outra dica para desenvolver um anúncio adequado é saber como criar frases que se comuniquem com o seu cliente e que sejam persuasivas. Esse fator é importante porque o texto do anúncio possui um grande impacto na conversão.

Caso você não saiba como produzir bons anúncios ou não se sinta preparado para isso, não deixe de procurar por uma agência especializada. Essa é a opção ideal  para você conseguir obter ótimos resultados com os anúncios.

4. Cadastre o seu negócio no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google que permite que empresas se cadastrem nessa funcionalidade para que as pessoas encontrem a instituição com mais facilidade no Google. 

A sua grande vantagem é que quando uma pessoa pesquisa por uma palavra-chave relacionada ao produto que uma determinada empresa vende, ela vai encontrar o anúncio da loja através desse recurso.

E também o consumidor poderá qualificar a loja em uma classificação de 1 a 5. Então, quanto maior for a classificação da sua empresa através do Google Meu Negócio, maior será a sua relevância nesse buscador.

Sendo assim, uma estratégia simples e prática é cadastrar o seu negócio nessa ferramenta. Também procure criar estratégias para que os seus clientes avaliem a sua organização no Google. Por exemplo, ofereça alguma vantagem para que o cliente faça a avaliação, como, por exemplo, um desconto na próxima compra.

5. Faça Vídeos

O formato de vídeos na internet cresce a cada dia. Não é à toa que o Instagram e o TikTok estão em uma grande disputa. Com isso, criar vídeos na internet é uma excelente forma de obter melhores resultados e crescer mais rápido.

No Instagram, por exemplo, pessoas que produzem reels, tendem a ser mais vistas que conteúdos comuns estáticos. Além disso, os reels podem ser feitos facilmente apenas com o uso de um celular.

Além do Instagram e do TikTok, você também pode produzir conteúdos para outros canais. O YouTube, por exemplo, também é um ótimo canal para você começar a produzir conteúdos. Mas para criar um vídeo de qualidade, procure por um local que tenha um bom cenário e uma iluminação adequada. Isso é essencial, pois o consumidor está cada vez mais exigente com os conteúdos.

Também invista em equipamentos que permitem que os vídeos sejam produzidos com uma qualidade melhor. Por exemplo, a lapela é uma excelente ferramenta para melhorar o som durante as gravações.

Por fim, crie roteiros para fazer as gravações. Com o roteiro, ficará mais fácil de se comunicar adequadamente e com poucas falhas. 

Chegamos no final do artigo de estratégias de marketing digital para pequenas empresas. Comente abaixo qual dessas estratégias você mais gostou e aproveite para conferir o nosso artigo sobre marketing local!                                                                                                                                                                                             

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